Projetos estruturais de empreendimentos em Botucatu

Botucatu é uma cidade paulista localizada na região Centro-sul do estado. Possui revelo bem acidentado e está situada em uma “Cuesta”, ou seja, é um conjunto de colinas e montes, que não possuem declives simétricos.

Edifício Plaza Sonneto Botucatu
 Edifício Plaza Sonneto Botucatu

O empreendimento conta com 24 pavimentos, sendo estes, 3 subsolos, térreo, lazer, 16 tipos, barrilete, elevador, caixa d’água e cobertura. Com uma altura total de 62,64 metros e uma área de 18637,00 m².

Fundação

Sua fundação é composta de estacas tipo hélice continua, escavadas e blocos de coroamento. Para conter os 3 pavimentos de escavação foram feitas cortinas de estacas em seu perímetro com tirantes.

Estrutura

A estrutura é constituída por pilares, vigas e lajes em concreto armado, sendo os pavimentos dos subsolos e térreo em lajes maciças, o pavimento de lazer é composto por lajes maciças e nervuradas e os 16 pavimentos tipos com lajes nervuradas.Projeto Edifício Plaza Sonneto Botucatu

Uso de lajes nervuradas

No tipo foi adotado a solução com lajes nervuradas, com isso conseguimos uma estrutura “limpa” com poucas vigas. Essas reduções propiciam uma economia de materiais, de mão-de-obra e de fôrmas, aumentando assim a viabilidade do sistema construtivo.
O emprego de lajes nervuradas simplifica a execução e permite a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção.

Edifício Ritz

 

O Edifício Rotz é uma edificação de uso misto, onde no térreo existem salas comerciais com pé-direito alto e nos pavimentos superiores encontram-se os apartamentos residenciais.

O Edificio possui no total 23 pavimentos, sendo estes, 2 subsolos, térreo, 15 tipos, barrilete, elevador, caixa d´agua e cobertura. Com uma altura total de 56,96 metros e uma área de 14.524,51,00 m².Edifício Ritz Botucatu

Fundação

Sua fundação é composta de estacas tipo hélice continua , escavadas e blocos de coroamento. Para conter os 2 pavimentos de escavação foram feitas cortinas de estacas em duas laterais e fundos.

Estrutura

A estrutura é constituída por pilares, vigas e lajes em concreto armado, sendo os pavimentos dos subsolos e térreo em lajes maciças e os 15 pavimentos tipos com lajes nervuradas.

Edifício Botucatu Home

 

O edifício Botucatu Home é composto por 24 pavimentos, sendo estes, 2 subsolos, 2 pavimentos térreo, Mezanino, 6 pavimentos comerciais e 10 pavimentos residenciais, cobertura, barrilete e caixa d´agua. Com uma altura total de 68.75 metros e uma área de 17.233,01 m².Botucatu Home Trade Center

O projeto

O Edifício Botucatu Home é um projeto de uso misto, parte corporativo e parte residencial. Seu projeto arquitetônico aproveitou o fato do terreno ser de esquina e bem localizado, para elaborar um conceito de galeria no térreo com lojas e área de conveniência com pé direito duplo. No mezanino existem salas para reuniões e sala de convenções, existem ainda pavimentos com salas comerciais e pavimentos com apartamentos residenciais.

Fundação

Sua fundação é composta por tubulões , estacas escavadas e blocos de coroamento. Para conter os 2 pavimentos de escavação foram feitas cortinas de estacas em seu perímetro.Projeto Botucatu Home Trade Center

Estrutura

A estrutura é constituída por pilares, vigas e lajes maciças em concreto armado.
Neste edifício utilizamos também estrutura metálica na fachada e na cobertura dos vazios para atender aos detalhes exigidos no projeto arquitetônico. O Grande diferencial deste edifício são os vazios internos que permitem que as pessoas vejam todos os andares na circulação.Projeto Botucatu Home Trade Center 2

Além de pensar na solução estrutural mais econômica e de fácil execução, o projeto estrutural foi extremamente bem detalhado com todas as informações necessárias para um bom entendimento.

A escolha de uma empresa experiente para desenvolver o projeto não pode ser ignorada, pois evita erros na execução e vícios construtivos que podem onerar desnecessariamente a obra.

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *