Projeto estrutural do condomínio horizontal Porto Seguro em Dourados

A cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, foi fundada em 1935, com altitude média de 430 metros e área territorial de 4086,387 Km², a população estimada de dourados é 193.035 habitantes.

 

Condominio Porto Seguro em DouradosO Condomínio Porto Seguro em Dourados

O condomínio Porto Seguro, localizado na cidade de Dourados, possui completa área de lazer, com quadra poliesportiva, quadra de tênis e campo de futebol suíço, possui piscinas infantil e adulta, de natação e de biribol, conta também com academia, sala de jogos, salão de festas e espaço gourmet.

Sobre a Estrutura

nieri-condominio-porto-seguro-dourados-piscinaAs piscinas foram realizadas em concreto armado, para o seu dimensionamento, deve-se levar em consideração a agressividade da água e produtos químicos, para que os mesmos não danifiquem a estrutura da piscina e causem infiltrações, vazamentos e corrosão da armadura. 
Academia, sala de jogos, salão de festa e espaço gourmet foram dimensionadas utilizando-se elementos estruturais, vigas, pilares e lajes, de concreto armado. No total foram construídos 1.328,12 m².

 

Sobre a Fundação

Nas fundações dos espaços comuns foram utilizadas estacas escavadas com diâmetros de 25 a 40 cm. Por se tratar de um condômino horizontal não foi realizada a escavação dos subsolos, portando, não houve a necessidade do dimensionamento de contenção.

 

Projeto estrutural do Edifício Eurobuilding em Curitiba

A cidade  de Curitiba foi fundada em 1693, com uma população de 1851.215 habitantes, sua altitude é altitude de 945m, possui uma área de 434,967 Km².

O Edifício EurobuildingEdifício Eurobuilding Curitiba

O edifício Eurobuilding, possui formas pouco convencionais que exigiram ousadia e execução do projeto estrutural. O balanço sobre o qual as sacadas se sustentam e os formatos arredondados da fachada enriqueceram a edificação.

A fachada do edifício possui formas arredondadas, grandes vãos e balanços. Portanto, foram adotadas soluções na elaboração do projeto estrutural, que facilitariam a execução das fôrmas e ao mesmo tempo limitasse as deformações dos elementos estruturais.

 

Sobre a Estrutura

A estrutura do edifício é composta por 31 pavimentos, sendo, subsolo, térreo, 22 tipos, dEstrutura do Edifício Eurobuilding em Curitibauplex e cobertura, o empreendimento possui uma altura total de 90,46 m e têm uma área construída de 13412,12 m².

Foi projetada com lajes nervuradas e vigas periféricas, os pilares encontram-se na fachada do edifício e no núcleo das escadas e caixas dos elevadores. Não há elementos estruturais nos ambientes internos dos apartamentos, permitindo uma maior mobilidade no projeto arquitetônico.

Vantagens da Mobilidade do Projeto

Ao se projetar uma estrutura mais limpa conseguimos economizar tempo de execução e diminuição no custo da mão de obra. Porém a maior vantagem é que haverá menos interferências na parte interna da edificação com isso é possível alterar as disposições das paredes internas.

Projeto Estrutural para Edifício em Bauru

Projeto Estrutural em Bauru – Edifício Infínity

A cidade de Bauru

Fundada em 1896, Bauru está localizada no interior do estado de São Paulo com altitude média de 526 m e um território de 673,5 km². A cidade é caracterizada por possuir um bom índice de desenvolvimento humano e um bom índice de educação.

Edifício Infinity BauruEdifício Infínity em Bauru

Dados técnicos da edificação

O edifício Infínity Bauru, possui 25 pavimentos, sendo estes, subsolo, térreo, 19 pavimentos tipo, duplex, caixa d’água e cobertura, possui altura de 70,44m e área construída de 23832,25 m².

Fundação do edifício

A fundação do edifício é composta por estacas perfuradas mecanicamente e blocos de coroamento. Para conter o empuxo do solo gerado pela escavação do subsolo, foram usadas cortinas de estacas.

Estrutura do edifício

A estrutura do Infínity Bauru é composta por elementos estruturais em concretoEstrutura do Edifício Infínity em Bauru
armado moldado “in loco” e formada por vigas perimetrais, pilares e lajes maciças.
No lançamento do pavimento tipo foi projetada uma estrutura que não interfere no projeto arquitetônico, permitindo uma maior mobilidade dos ambientes internos. 
Nas lajes maciças foram consideradas as cargas devido as paredes e cargas de utilização de acordo com as normas vigentes.
O posicionamento e pré-dimensionamento dos elementos estruturais foram feitos sobre o projeto arquitetônico, respeitando os aspectos de estética, economia, funcionalidade e resistência à ações.
Além da questão da segurança, o projeto estrutural do Infinity Bauru foi elaborado visando assumir também, o compromisso com a economia e a durabilidade da estrutura.

Como o detalhamento em um projeto estrutural pode reduzir o custo e imprevistos nas edificações?

Um projeto estrutural bem detalhado ajuda a reduzir os custos e imprevistos

Primeiramente o detalhamento deverá respeitar as normas técnicas em vigência, visando a durabilidade da estrutura de concreto e evitando os vícios construtivos que poderão surgir.

 

O Projeto Estrutural

O projeto estrutural deve ser elaborado de forma a atender segurança estrutural, durabilidade e funcionalidade, o mesmo pode ser divido em duas fases: a primeira concepção estrutural e pré-formas, e a segunda, detalhamento das armaduras e projeto de formas executivas.

 

A Concepção

Na fase de concepção o projetista estrutural deve interagir com os demais projetistas (elétrico, hidráulico, arquitetônico), em especial o projeto arquitetônico o qual irá direcionar grande parte das decisões. Nas pré-formas a estrutura já deve contemplar todos os elementos estruturais dimensionados respeitando os estados limites, verificação de estabilidade estrutural e deformações.

 

O Detalhamento

O detalhamento é tão importante quanto a solução estrutural de uma edificação. O projeto estrutural será o principal projeto durante a maior parte do tempo da execução da obra. Nele deverá conter as informações do tipo de fundação, mesmo que exista um projeto especifico de fundação, as aberturas e furos que deverão ser feitos para a execução do projeto hidráulico e elétrico.

O detalhamento da armadura deverá ser elaborado de modo a facilitar a concretagem e a manter o cobrimento exigido por norma da armadura, procurando também controlar a fissuração, limitando suas aberturas e flechas e deverá prever mecanismos de proteção em situações especiais de exposição da armadura. O aumento da incidência de patologias e acidentes estruturais tem impactado fortemente nos custos de manutenção das edificações, por esses motivos o projetista estrutural deve elaborar e detalhar o projeto de forma que, ao final do projeto, sejam alcançadas as condições de segurança, comportamento em serviço, durabilidade e construibilidade adequados.

Na fase de detalhamento das estruturas deverão ser respeitadas as exigências de norma, quanto ao grau de agressividade, classe de resistência do concreto, cobrimentos dos elementos estruturais e as demais especificações da norma ABNT NBR6118. Também devem ser previstas emendas se a caso houver diferentes etapas de concretagem e nas regiões onde ocorre o cruzamento das armações deve haver cuidado especial no detalhamento, de forma a permitir uma perfeita montagem e concretagem dos elementos estruturais. Nesta fase deve haver também a previsão das taxas limites de armaduras e espaçamentos mínimos entre as barras.

 

Sobre o Projeto

O projeto executivo deve contemplar detalhes construtivos que facilitem a interpretação dos desenhos das formas, como: especificação de materiais, contra flechas, carregamentos,cobrimentos e  desníveis. Também devem ser indicados os furos na estrutura, os eixos de locação da obra e a fundação, sendo ambos cotados.

Projeto estrutural do Edifício Ingá Prime em Sinop

O empreendimento Ingá Prime foi construído na cidade de Sinop-MT, está cidade foi fundada em 1974, e hoje possui uma população estimada de 132.934 habitantes com uma área de 3942,229 km².

 

O Edifício Ingá Prime em  Sinop-MTEdifício Ingá Prime Sinop

O edifício Ingá Prime possui uma altura total de 61,12 metros, 22 pavimentos, contando com 1 pavimento térreo, um 1°pavimento com garagem, 18 pavimentos tipo, e um pavimento duplex. A área total construída do edifício é de 13098,39 m².

O Ingá Prime possui uma área de lazer ampla e completa, localizada no pavimento térreo, com sala de jogos, espaço gourmet, piscina, sauna e brinquedoteca. 

 

Sobre a FundaçãoEdifício Ingá Prime Sinop

Nas fundações foram adotadas estacas de perfis metálicos devido às características do solo, tal escolha foi tomada em conjunto com os engenheiros de projeto e de fundação.

 

Sobre a Estrutura

O prédio é composto por elementos de concreto armado, moldados “in loco”, como pilares, vigas e lajes, sendo adotadas lajes nervuradas devido à possibilidade de utilizar maiores vãos na estrutura, gerando uma maior liberdade para o cliente fazer modificações em seu apartamento.

Projeto estrutural do Edifício Central Park em Ibiporã

A cidade de Ibiporã está localizada no terceiro planalto paranaense. Possui uma população de 48.662 habitantes e possui uma área de 298,870 km².

O Edifício Central Park em IbiporãCentral Park em Ibiporã

O empreendimento possui 20 pavimentos, desses 2 são subsolos, térreo, pavimento intermediário, 15 pavimentos tipo e caixa d’água, com altura total de 60,0 m e área construída de 1.5785,81 m².

Fundação do Edifício Central Park

A fundação do edifício é formada por tubulões com bases alargadas e as contenções projetadas com cortina de estacas com diâmetro de 40cm.

Estrutura do Edifício Central Park

A estrutura foi projetada com lajes maciças, vigas faixas internas, vigas de borda
perimetral e pilares, sendo considerados rebaixos nas áreas úmidas
e circulação. Foi definido que a estrutura seria toda moldada “in loco” com resistência do concreto de 35Mpa.

Estrutura Central Park em IbiporãForam utilizadas soluções economicamente viáveis e eficientes para a execução do projeto, sempre seguindo as especificações da arquitetura e das normas Brasileiras. Sendo assim, tem como diferencial o ótimo detalhamento de nossas plantas e armações, onde constam cortes da estrutura, indicações de níveis, detalhes especiais e cotas claras e objetivas, entre outros. Possibilitando assim, um fácil entendimento dos responsáveis pela execução do projeto, reduzindo significativamente o número de erros de execução da obra.

Projeto Estrutural do Edifício Evidence em Marília

A cidade de Marília foi fundada em 1929 e possuem 220 mil habitantes e estáEdificio Evidence Marilia
localizada na região centro-oeste paulista, sua altitude média é de 650 m e possui um território de 1194 km².

 

O Edifício Evidence em Marília

O edifício Evidence tem 18 pavimentos, sendo estes, térreo, 3 pavimentos de estacionamento, 13 pavimentos tipo e cobertura. Com uma altura total de 54,24m e com uma área construída de 6846,85m².
O empreendimento possui área de lazer no pavimento térreo, com salão de festas, sala de jogos e playground.

Estrutura do Edifício Evidence em Marília

 

A Fundação do Edifício

As fundações são compostas por estacas perfuradas mecanicamente de diâmetros entre 70 cm e 90 cm para os pilares da torre e estacas de menores diâmetros 25 a 40 cm nos pilares externos a torre, com blocos de coroamento. Para conter o empuxo do solo gerado pela escavação do subsolo foram utilizadas cortinas de estacas.

 

A Estrutura

A estrutura do Evidence é composta por pilares, vigas e lajes maciças de concreto Estrutura do Edifício Evidence em Maríliaarmado moldado “in loco. No caso dessa estrutura optou-se por mais vigas internas
e tirantes em duas regiões, pois existem balanços na estrutura, sendo assim com essa solução
evitamos deformações excessivas e surgimento de patologias.

 

Como fazer um projeto estrutural de concreto armado?

Para elaborar um bom projeto estrutural, seja ele de qualquer porte e tipo de utilização, o projetista estrutural precisa dispor de várias informações antes que seja iniciado o lançamento da estrutura.

Caso não se tenha informações sobre o terreno, como: perfil topográfico, composição do solo e níveis dos terrenos vizinhos, não é possível definir qual o tipo de fundação e estruturas de contenção. O tipo de fundação influencia diretamente na forma de lançamento da estrutura. 

Informações essenciais para um projeto estrutural

Muitas dessas informações interferem inclusive no valor do projeto à ser cobrado. Veja as principais informações que precisam ser reunidas para iniciar:

Projeto Arquitetônico

Antes de iniciar o projeto estrutural é necessário ter em mãos o projeto arquitetônico da edificação. A partir do projeto arquitetônico serão realizados todos os demais projetos complementares, sendo eles, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico e outros.

Geralmente o projetista estrutural recebe o projeto arquitetônico já aprovado pela prefeitura e condomínios no caso de residências, portanto dificilmente serão aceitos adaptações no projeto arquitetônico devido a estrutura. Recomendamos que busquem trabalhar próximos aos arquitetos para que a arquitetura já contemple as soluções estruturais, a fim de evitar transtornos.

Dados do Terreno 

Os dados do terreno são de extrema importância para o lançamento da estrutura, mais especificamente a sondagem do terreno e o levantamento topográfico.

Os elementos de fundação podem ser divididos em rasas (direta) e profundas. As rasas são aquelas onde a carga é transmitida predominantemente para o terreno através da base do elemento de fundação, que podem ser sapatas, blocos de fundação ou radiers. 

Enquanto as fundações profundas transmitem os carregamentos por sua superfície lateral (resistência de fuste) e por sua base (resistência de ponta). Para fundações profundas podem ser empregados estacas metálicas, de concreto armado pré-moldado ou in-loco e tubulões. 

Sondagem do Terreno

Em muitos casos, principalmente nas edificações de pequeno porte, tem-se a cultura de que não é necessário contar com os dados da sondagem de terreno, porém com a sondagem já se faz o dimensionamento correto dos elementos de fundações, evitando alterações que irão ocasionar tempo perdido e custo a mais.

Levantamento Topográfico

O levantamento topográfico é imprescindível no caso de terrenos acidentados, pois permite que seja definido o tipo de contenção a ser utilizado.

De acordo com tipo de solo e a altura da contenção, os tipos de contenção podem ser gabiões, parede-diafragma, parede atirantada, solo armado, muro de arrimo, cortina de estacas ou cortina com tirantes. 

Solução Estrutural

A solução estrutural depende muito dos materiais e mão-de-obra disponíveis na região onde será executado o projeto estrutural. Portanto, não adianta adotar um sistema onde o responsável não encontrará materiais a disposição. 

Os clientes em muitos casos também possuem uma preferência quanto ao tipo de estrutura a ser adotada. Neste caso cabe ao projetista estrutural mostrar ao cliente as vantagens e desvantagens de cada um deles.

O uso de concreto armado no Brasil

Inventado na Europa no século XIX, o concreto armado é muito utilizado no Brasil pela facilidade de obtenção dos materiais que compõem a estrutura e o custo mais baixo em relação a outros tipos de estrutura.  Existem ainda projetos estruturais elaborados com elementos metálicos, madeira e alvenaria estrutural. 

Normas técnicas segundo a ABNT

O projeto estrutural deve atender a norma vigente e ter a maior quantidade de informação possível, facilitando a execução e leitura do projeto.

A norma vigente para estruturas de concreto armado é a NBR 6118:2014 e a norma de desempenho é a NBR15.575.

O que são lajes nervuradas e treliçadas? Quando usar em um projeto estrutural?

O que são lajes nervuradas e treliçadas?Lajes nervuradas

 

Sobre as lajes nervuradas

Lajes nervuradas tem origem em 1854, Boutland Wilkinson patenteou um sistema em concreto armado de pequenas vigas regularmente espaçadas, onde os vazios entre as nervuras foram obtidos pela colocação de moldes de gesso, sendo uma fina capa de concreto executada como plano de piso.

De acordo com a NBR 6118 lajes nervuradas são: “lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída
por nervuras entre as quais pode ser colocado material Lajes Nervuradasinerte.”. Devido as evoluções arquitetônicas e a necessidade de otimizar a estrutura em função do aumento dos vãos e da mobilidade dos ambientes internos.
As lajes nervuradas são resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, propiciando uma redução no peso próprio e melhor
aproveitamento do aço e concreto, a resistência à tração é concentrada
nas nervuras, os enchimentos utilizados possuem apenas a função de
substituir o concreto sem colaborar com a resistência. As reduções
citadas propiciam economia de materiais, fôrmas e mão de obra,
redução de perdas e aumento da produtividade, o que  viabilidade o
sistema construtivo.

 

Sobre as lajes treliçadasLajes Treliçadas

Lajes Treliçadas é um tipo de laje de concreto composta por vigotas pré-moldadas com armações treliçadas. As Lajes Treliçadas pré-moldadas ou pré-fabricadas já chegam prontas ou semi-prontas na obra. São compostas por placas ou painéis de concreto preenchidos com lajotas de cerâmica ou isopor, a fim de formar um conjunto resistente.

Como vantagem, o sistema apresenta o custo acessível e a facilidade deLajes Treliçadas
 montagem. Além disso, dispensam a grande quantidade de madeira usada na execução das lajes convencionais.

Projetos estruturais de empreendimentos em Botucatu

Botucatu é uma cidade paulista localizada na região Centro-sul do estado. Possui revelo bem acidentado e está situada em uma “Cuesta”, ou seja, é um conjunto de colinas e montes, que não possuem declives simétricos.

Edifício Plaza Sonneto Botucatu
 Edifício Plaza Sonneto Botucatu

O empreendimento conta com 24 pavimentos, sendo estes, 3 subsolos, térreo, lazer, 16 tipos, barrilete, elevador, caixa d’água e cobertura. Com uma altura total de 62,64 metros e uma área de 18637,00 m².

Fundação

Sua fundação é composta de estacas tipo hélice continua, escavadas e blocos de coroamento. Para conter os 3 pavimentos de escavação foram feitas cortinas de estacas em seu perímetro com tirantes.

Estrutura

A estrutura é constituída por pilares, vigas e lajes em concreto armado, sendo os pavimentos dos subsolos e térreo em lajes maciças, o pavimento de lazer é composto por lajes maciças e nervuradas e os 16 pavimentos tipos com lajes nervuradas.Projeto Edifício Plaza Sonneto Botucatu

Uso de lajes nervuradas

No tipo foi adotado a solução com lajes nervuradas, com isso conseguimos uma estrutura “limpa” com poucas vigas. Essas reduções propiciam uma economia de materiais, de mão-de-obra e de fôrmas, aumentando assim a viabilidade do sistema construtivo.
O emprego de lajes nervuradas simplifica a execução e permite a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção.

Edifício Ritz

 

O Edifício Rotz é uma edificação de uso misto, onde no térreo existem salas comerciais com pé-direito alto e nos pavimentos superiores encontram-se os apartamentos residenciais.

O Edificio possui no total 23 pavimentos, sendo estes, 2 subsolos, térreo, 15 tipos, barrilete, elevador, caixa d´agua e cobertura. Com uma altura total de 56,96 metros e uma área de 14.524,51,00 m².Edifício Ritz Botucatu

Fundação

Sua fundação é composta de estacas tipo hélice continua , escavadas e blocos de coroamento. Para conter os 2 pavimentos de escavação foram feitas cortinas de estacas em duas laterais e fundos.

Estrutura

A estrutura é constituída por pilares, vigas e lajes em concreto armado, sendo os pavimentos dos subsolos e térreo em lajes maciças e os 15 pavimentos tipos com lajes nervuradas.

Edifício Botucatu Home

 

O edifício Botucatu Home é composto por 24 pavimentos, sendo estes, 2 subsolos, 2 pavimentos térreo, Mezanino, 6 pavimentos comerciais e 10 pavimentos residenciais, cobertura, barrilete e caixa d´agua. Com uma altura total de 68.75 metros e uma área de 17.233,01 m².Botucatu Home Trade Center

O projeto

O Edifício Botucatu Home é um projeto de uso misto, parte corporativo e parte residencial. Seu projeto arquitetônico aproveitou o fato do terreno ser de esquina e bem localizado, para elaborar um conceito de galeria no térreo com lojas e área de conveniência com pé direito duplo. No mezanino existem salas para reuniões e sala de convenções, existem ainda pavimentos com salas comerciais e pavimentos com apartamentos residenciais.

Fundação

Sua fundação é composta por tubulões , estacas escavadas e blocos de coroamento. Para conter os 2 pavimentos de escavação foram feitas cortinas de estacas em seu perímetro.Projeto Botucatu Home Trade Center

Estrutura

A estrutura é constituída por pilares, vigas e lajes maciças em concreto armado.
Neste edifício utilizamos também estrutura metálica na fachada e na cobertura dos vazios para atender aos detalhes exigidos no projeto arquitetônico. O Grande diferencial deste edifício são os vazios internos que permitem que as pessoas vejam todos os andares na circulação.Projeto Botucatu Home Trade Center 2

Além de pensar na solução estrutural mais econômica e de fácil execução, o projeto estrutural foi extremamente bem detalhado com todas as informações necessárias para um bom entendimento.

A escolha de uma empresa experiente para desenvolver o projeto não pode ser ignorada, pois evita erros na execução e vícios construtivos que podem onerar desnecessariamente a obra.