Como o detalhamento em um projeto estrutural pode reduzir o custo e imprevistos nas edificações?

Um projeto estrutural bem detalhado ajuda a reduzir os custos e imprevistos

Primeiramente o detalhamento deverá respeitar as normas técnicas em vigência, visando a durabilidade da estrutura de concreto e evitando os vícios construtivos que poderão surgir.

 

O Projeto Estrutural

O projeto estrutural deve ser elaborado de forma a atender segurança estrutural, durabilidade e funcionalidade, o mesmo pode ser divido em duas fases: a primeira concepção estrutural e pré-formas, e a segunda, detalhamento das armaduras e projeto de formas executivas.

 

A Concepção

Na fase de concepção o projetista estrutural deve interagir com os demais projetistas (elétrico, hidráulico, arquitetônico), em especial o projeto arquitetônico o qual irá direcionar grande parte das decisões. Nas pré-formas a estrutura já deve contemplar todos os elementos estruturais dimensionados respeitando os estados limites, verificação de estabilidade estrutural e deformações.

 

O Detalhamento

O detalhamento é tão importante quanto a solução estrutural de uma edificação. O projeto estrutural será o principal projeto durante a maior parte do tempo da execução da obra. Nele deverá conter as informações do tipo de fundação, mesmo que exista um projeto especifico de fundação, as aberturas e furos que deverão ser feitos para a execução do projeto hidráulico e elétrico.

O detalhamento da armadura deverá ser elaborado de modo a facilitar a concretagem e a manter o cobrimento exigido por norma da armadura, procurando também controlar a fissuração, limitando suas aberturas e flechas e deverá prever mecanismos de proteção em situações especiais de exposição da armadura. O aumento da incidência de patologias e acidentes estruturais tem impactado fortemente nos custos de manutenção das edificações, por esses motivos o projetista estrutural deve elaborar e detalhar o projeto de forma que, ao final do projeto, sejam alcançadas as condições de segurança, comportamento em serviço, durabilidade e construibilidade adequados.

Na fase de detalhamento das estruturas deverão ser respeitadas as exigências de norma, quanto ao grau de agressividade, classe de resistência do concreto, cobrimentos dos elementos estruturais e as demais especificações da norma ABNT NBR6118. Também devem ser previstas emendas se a caso houver diferentes etapas de concretagem e nas regiões onde ocorre o cruzamento das armações deve haver cuidado especial no detalhamento, de forma a permitir uma perfeita montagem e concretagem dos elementos estruturais. Nesta fase deve haver também a previsão das taxas limites de armaduras e espaçamentos mínimos entre as barras.

 

Sobre o Projeto

O projeto executivo deve contemplar detalhes construtivos que facilitem a interpretação dos desenhos das formas, como: especificação de materiais, contra flechas, carregamentos,cobrimentos e  desníveis. Também devem ser indicados os furos na estrutura, os eixos de locação da obra e a fundação, sendo ambos cotados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *